sábado

Bios-Combustiveis.

Os bio-combustíveis podem oferecer uma fonte de energia renovável, são derivados de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana-de-açúcar e outras matérias orgânicas.

As principais vantagens que podemos atribuir aos bio-combustíveis é que podemos elevar o incentivo agrícola e suprir as nossas necessidades energéticas, reduzindo nossa dependência das importações dos combustíveis tradicionais, contudo podem trazer grandes custos sociais e ambientais.

Devemos ter em conta que a expansão das monoculturas para produção bioetanol e biodiesel tem vindo a provocar a redução dos habitats animais e o desmatamento de áreas florestais virgens. O biodiesel emite entre 50% e 60% menos gás carbónico (CO2 para a atmosfera que os combustíveis tradicionais, mas as emissões poluentes persistem, embora em menores quantidades.

Devemos ressalvar que :

Transformar óleo usado de frituras e restos de gorduras animais em combustível é uma coisa boa e devemos parabenizar as pessoas e empresas que reciclam todos os dias barris desta sujeira, que antes eram deitadas diretamente ao meio ambiente e que agora estão a prestar um grande serviço à sociedade.
aproveitar terras improdutivas para cultivar e gerar empregos são outros fatores positivos.