sábado

Sustentabilidade é a palavra do momento.


Além de preservar o planeta, administração consciente incrementa lucros
Comprometimento socioambiental e desenvolvimento econômico podem coexistir nas organizações.
Dependem, entre diversos fatores, de uma administração voltada à sustentabilidade, nova palavra de ordem nas empresas por que as ações que envolvem esse conceito trazem ganhos em competitividade e rentabilidade.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Ruy Baratz, sustentabilidade é um conceito sistêmico, assim como a visão que o administrador aprende em sua formação a ter sobre os profissionais, as organizações e o mundo. "Esse perfil soma-se aos saberes específicos em gestão e faz com que o administrador esteja necessariamente ligado ao fomento de práticas em busca do desenvolvimento responsável", afirma o administrador.

A tendência na gestão atual é empreender consciência global e pró-atividade dentro das organizações quanto às novas atitudes que visem ao equilíbrio entre meio ambiente e produção industrial. "As empresas estão entendendo que sustentabilidade ambiental é um bom negócio, pois pressupõe melhor utilização de processos e matérias-primas, reduzindo custos", observa o professor da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Volnei Alves Correa, mestre em Administração e Gestão Ambiental.

Ser um negócio sustentável quer dizer utilizar racionalmente os recursos naturais de modo a garantir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades. Daí a idéia de que sem ações pró-ativas nessa direção as empresas estarão condenadas ao fracasso. Adotar práticas sustentáveis é possível, mas não é simples vencer esse desafio. "O assunto tem de estar no centro das discussões estratégicas das empresas e o administrador, como um gerenciador de processos, tem a responsabilidade de tomar a iniciativa na questão socioambiental, aportando benefícios não só para a organização como para o consumidor", opina Baratz.

Segundo o pesquisador Carlos Afonso Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o desafio desta geração é inventar um paradigma de desenvolvimento baseados em ciência e tecnologia. "É preciso reconhecer que os usos dos abundantes recursos naturais renováveis e da biodiversidade podem ser a grande alavanca para o desenvolvimento", afirma ele.
Fonte: ONacional