quinta-feira

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”


“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas” - Johann Goethe

Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos e das espécies em geral. É formado por fatores abióticos, como clima, luz, ar, água, solo e energia; por fatores bióticos, como a flora e a fauna; e pela cultura humana e seus paradigmas – valores filosóficos, políticos, morais, científicos, artísticos, sociais, econômicos, religiosos, o modo de vida em sociedade e a educação. A constante interação evolucionária desses fatores forma o meio ambiente.

As florestas e os oceanos funcionam como os pulmões do planeta, inalam dióxido de carbono e exalam oxigênio, que atua como o sangue do sistema Terra. A água é o ciclo hidrológico da vida humana e terrestre e existe na mesma proporção nos dois corpos. A superfície terrestre é como uma pele humana, uma camada pouco espessa, porém essencial. Essa pele parece ser fina e frágil, mas protege o planeta por ela coberto. Em analogia com a pele humana, é também o maior órgão do sistema terrestre e desempenha complexas funções de proteção, interagindo com a atmosfera volátil e com a terra que envolve. Esses itens vitais à vida estão doentes e necessitam de intervenção para uma breve recuperação.

O aumento populacional exponencial e o grande consumo de energia após a Revolução Industrial, mormente nos países desenvolvidos, provocaram agressões antropogênicas ao meio ambiente que, em contrapartida às mudanças naturais, ocorreram em pouco tempo, em décadas, e deixaram muitas sequelas. A capacidade de absorção de agressões ambientais do planeta, quando ultrapassada, provoca grandes catástrofes. É difícil conhecer com precisão os limites dessa capacidade, dada a complexidade de variáveis envolvidas, fazendo-se necessário, então, adotar uma postura de precaução que poupe os recursos naturais.

A sustentabilidade ambiental é um dos três maiores desafios mundiais, juntamente ao subdesenvolvimento e à segurança. A melhoria da qualidade do meio ambiente e a preservação das fontes de recursos energéticos e naturais para as próximas gerações é obrigação de todos os habitantes do planeta. Em tempo de guerra, aceita-se sem questionar a mais severa das privações e oferece-se prontamente até mesmo a vida em sacrifício, mas parece que, diante desse problema tão sério, a humanidade ainda vive em um mundo onírico. O planeta Terra está em desequilíbrio ambiental, enfermo e com sua progênie comprometida. À medida que o ser humano emporcalha o ar e confunde ecossistemas naturais, o passivo ambiental só se faz aumentar.

Os caminhos que levaram civilizações ao fracasso ou à ascensão e ao declínio estiveram vinculados às mudanças climáticas, majoritariamente provocadas por ações humanas de devastação florestal, que provoca processos erosivos no solo, e pelo uso intensivo de recursos naturais, sem o necessário tempo de restauração dos ecossistemas.

O ser humano possui a capacidade de racionalizar as questões, assimilá-las e, com a experiência anterior, encontrar soluções baseadas em observações próprias. Essas observações devem ser utilizadas para se construir toda uma sequência lógica, apta a superar uma determinada dificuldade, e, depois disso, transmitir a experiência adquirida para novas situações, formando uma cadeia de progresso que solidifica o grupo, tornando-o apto e forte para enfrentar novos desafios.

A sustentabilidade ambiental clama pela construção de novas regras, que estão lentamente tomando corpo por todo o mundo. Com a crescente conscientização ambiental, a sociedade organizada, de olho no passado, deve evitar seus erros e tomar as lições positivas como alicerces de convívio futuro, em busca da construção de uma sociedade sustentável.

O maior desafio com relação à água não está diretamente ligado ao aquecimento global, mas sim ao vultoso desperdício e à distribuição das bacias hidrográficas, abundantes, porém desiguais, com relação à distribuição da população: o Brasil possui 12% de toda a água doce do mundo, e tão somente a Amazônia concentra 73,6% desse volume. O crescente processo de urbanização provocou aumento da demanda por água de uso doméstico, e a poluição causada pelos detritos lançados nos rios e lagos prejudicou o tratamento e o sistema de saneamento. Faz-se necessário investir em educação ambiental no trato da água, em redes de distribuição de água potável limpa e saneamento básico. Isso garantirá que 3 bilhões de pessoas (quase metade da população mundial) tenham acesso a esse produto essencial à vida.

O Brasil tem enorme potencial para participar de forma ativa e em posição de destaque na batalha global contra as mudanças climáticas. Possui uma posição privilegiada entre os países mais desenvolvidos do mundo e atingiu esse patamar sem emitir o montante de GEE, originários dos combustíveis fósseis, de outros países industriais.

Apesar de também causarem impactos ambientais de amplitude e emitirem GEE, as usinas hidrelétricas produzem energia relativamente limpa, que responde por grande parte da matriz energética brasileira. Deve-se sempre comparar os benefícios que a energia pode trazer versus os custos sociais e ambientais de sua geração.

Sustentabilidade ambiental significa a manutenção dos estoques da natureza, a garantia de sua reposição por processos naturais ou artificiais. Significa a busca pelo equilíbrio, pela capacidade regenerativa da natureza ou, ainda, pela capacidade de suporte dos ecossistemas, de sua resiliência.

O crescimento econômico sustentável neste século, juntamente ao incremento da qualidade de vida de todos os habitantes do planeta, só é possível se comunidades cooperarem e participarem ativamente com mudanças de atitude e valores. Dessa forma, pode-se criar um novo paradigma ambiental, com o uso bem planejado e eficiente dos limitados recursos ambientais energéticos e também do desenvolvimento de novas tecnologias e fontes de energia renováveis em prol da criação de uma sociedade sustentável.


Rodnei Vecchia.

0 comentários: