quarta-feira

Tratamento de resíduos: a eficiência na aplicação de geossintéticos


A era da informação chegou e junto com ela veio o consumismo desenfreado. O acumulo de lixo se tornou uma realidade em diversos países e surgiu aí a necessidade de investir em programas e tecnologias para o tratamento desses resíduos. Os materiais geossintéticos, produtos sintéticos usados para resolver problemas de geotecnia e impermeabilização de solo, vêm sendo utilizados de forma crescente em obras de proteção ambiental, especialmente nos países desenvolvidos.

Dentro deste contexto, desde 1971, quando foi produzido o primeiro geossintético no Brasil, a demanda por soluções inovadoras e racionais na área da geotecnia vem aumentando rapidamente. Quando comparados às soluções convencionais, os geossintéticos apresentam inúmeras vantagens, tais como a excelente estanqueidade, boa compatibilidade química, leveza, facilidade de aplicação e baixo custo.

As principais funções exercidas pelos geossintéticos são: impermeabilização, que funciona como barreira de fluxos; drenagem, coletando e conduzindo fluídos; filtração, retendo solo ou outras partículas, permitindo a passagem livre de fluídos em movimento; proteção, limitando ou prevenindo danos a elementos de obras geotécnicas; separação, impedindo a mistura ou interação de materiais adjacentes; reforço, utilizando as suas propriedades para a melhoria do comportamento mecânico de uma estrutura geotécnica; e controle de erosão superficial, prevenindo a erosão de partículas de solo devido ao escoamento superficial de um fluído.

Em um mercado em ascensão, como o mercado brasileiro de geossintéticos, cuidados devem ser tomados para assegurar o bom desempenho destes produtos em obras. Deve-se ter atenção especial com o controle de qualidade de fabricação dos produtos, controle de qualidade da instalação em obras e com a correta especificação técnica dos geossintéticos.

Portanto, com uma boa técnica de engenharia, que consiste em uma especificação técnica correta e bons controles de qualidade em fábrica e em campo, garante-se que a aplicação de geossintéticos em obras ambientais proporcione um alto nível de qualidade aliada à redução de tempo e custo para sua execução. Uma aposta que vale a pena.

0 comentários: