sexta-feira

O poder da energia da natureza

O poder da energia dos ventos (eólica) cresceu no mundo todo, devido ao marketing associado ao fato de ser uma energia limpa, que não emite gases de efeito estufa e tem impactos socioambientais reduzidos. Isso permitiu a evolução do uso das tecnologias na geração de energia eólica e na redução do investimento inicial para a construção de usinas, de modo que esta fonte passou a ser tão competitiva quanto as demais. Olhando para o futuro, vemos que para que a tecnologia das usinas eólicas se desenvolva ainda mais, é preciso que o governo incentive a nacionalização da cadeia produtiva, dando garantia de segurança aos produtores.
Para que possamos entender mais especificamente, vou enunciar a seguir algumas das principais vantagens, como também as desvantagens que a energia eólica pode nos proporcionar. Iniciamos pelas vantagens aos consumidores que alguns estudos demonstram. Ela é inesgotável, não emite gases poluentes nem gera resíduos indesejáveis, diminui a emissão de gases de efeito estufa.
Para as comunidades onde se inserem estes parques eólicos, os mesmos são compatíveis com outra utilização dos terrenos, tais como agricultura e a criação de gado, aumenta a criação de emprego, ajuda na geração de investimentos em regiões desfavorecidas, além dos benefícios financeiros aos proprietários destas áreas. Se pensarmos em Estado, reduz a dependência energética do exterior (combustíveis fósseis), reduz a dependência de direitos de aquisição do uso de CO2. É uma das fontes mais baratas de energia, podendo competir com outras, como as tradicionais atualmente usadas e caras.
Como desvantagens, podemos citar: a intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando existe a necessidade de se obter eletricidade, tornando difícil a integração de sua produção no programa de exploração, pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2), ou com a técnica da bombagem hidroelétrica; provoca um impacto visual considerável, impacto sobre as aves que vivem ou vem para o local possibilitando choque delas com as pás giradoras e ainda provocando modificações no seu modo habitual de migração, finalmente, provocando impacto sonoro, o som do vento que bate nas pás produzindo um ruído constante, devendo as habitações mais próximas estarem a uma distância de no mínimo 200 metros.

As conclusões que podemos chegar, embora ainda prematuras são: a energia é um fator fundamental a sobrevivência da humanidade no passado (lenhas e madeira) para aquecimento nos dias de inverno, (carvão) para movimentar as indústrias, (petróleo) para movimentar automóveis e eletricidade para o uso dos eletrodomésticos.
Como resultado, uso de combustíveis fósseis trouxe problemas ambientais, como da água do solo e do ar, reduzindo drasticamente a qualidade de vida. Evidente que isto tem exigido a busca de qualidades de fontes alternativas e dentre elas, a energia eólica, a solar direta, a biomassa, o hidrogênio e outras. A Eólica é limpa e de custos competitivos. É um sistema de energia dos mais seguros sem riscos de trabalho.
São modernos aerogeradores, com altura de 40m e comprimento de pás de 20m. É interessante salientarmos, que a energia gasta para a construção destes aerogeradores é produzida por eles mesmo, levando menos de meio ano para ser concluída, Isto torna a energia eólica uma das mais atrativas em termos de planejamento energético mundial. A crise de energia elétrica no Brasil vivida nos últimos anos principalmente, leva assim a uma emergencial busca de fontes alternativas.
A instalação de Parques Eólicos, espalhados pelo Brasil, tende a aumentar, pois tem sido uma preocupação preponderante do governo, como fonte alternativa geradora de energia. Por fim, devemos salientar que a geografia ocupa um papel fundamental no processo de planejamento e estudos para a implantação de qualquer Parque Eólico, pela ocupação de um espaço pré-determinado, sendo também importante, dados os seus subsídios geográficos e seu posterior monitoramento e gestão.
Comente este artigo.

0 comentários: