quinta-feira

Como cuidar do meio ambiente?



Quando pensamos em “meio ambiente”, corremos o risco de identificar uma série de coisas, que deveríamos fazer e não fazemos, preocupações que deveríamos ter.
Assim como; hábitos que deveriam fazer parte de nossas vidas e outro tanto de hábitos que precisariam ser modificados e que devo enunciá-los: economizar água e energia elétrica, usar alimentos livres de agrotóxicos e cultivados organicamente, reduzir o número de eletrodomésticos, as horas de uso dos chuveiros e micro-ondas, sendo apenas o início de uma lista interminável de cobranças que precisaríamos fazer diante da tarefa gigantesca de salvaguardarmos nosso planeta de um desequilíbrio irremediável.
 Pequenos gestos seriam, talvez, a forma de encontrarmos um caminho muito mais natural e mais simples de darmos nossa contribuição a questões ecológicas e à própria saúde do planeta.
Esse caminho é o do amor e do respeito com aqueles que viveram e vivem muito próximo à natureza. Faço-lhes a pergunta: Que tal uma reflexão sobre isto que entendemos mas, muitas vezes, não aplicamos. Discorrendo sabre “poluição da atmosfera” o que de melhor podemos fazer pelo ar que respiramos? Sentir seu cheiro e torná-lo cada vez mais saudável.
Saber que o próprio ar, que contaminamos, poluindo, é o mesmo que inspiramos, então, o uso do carro em pequenas distâncias torna-se inviável, ocasião em que somos mais um agente poluidor.
A relação com animais, por exemplo, com tratamento justo e equilibrado. Já do tempo de nossos ancestrais, que deixavam as cabras em locais onde tinha água e pasto, em troca elas nos davam o leite e a carne. Sendo um exemplo de tratamento equilibrado.
A terra, por exemplo, não tem limites, é aberta, se olharmos para ela com reverência e amor, e ensinarmos nossos filhos a respeitar aquilo que nos alimenta, que nos sustenta, nos dando garantia de viver, estaríamos garantindo o equilíbrio natural do meio ambiente, e não o sentido de supremacia da espécie humana.
Vejam, por exemplo a “simplicidade”. Quantas exigências colocamos sobre nós diariamente, quando a felicidade, que tanto buscamos, está nas coisas mais simples da vida. Ali, tudo é simples e profundo, são poucas coisas, mas cada uma tem um enorme valor e nos proporciona felicidades.
 Cada toque é valorizado, proporcionando enormes alegrias, pelo simples fato de estarmos juntos. Neste mundo pelo qual me refiro, ninguém sonha como chegar a ser, porque simplesmente já o é.
Então, dá para ler estas pequenas reflexões, sem podermos avaliar o que elas emanam? Neste caso, deixo um convite a todos que conseguiram assimilar estas condutas que tenham em mente as imagens destes gestos simples e salutares.
 Através disto, encontre seu caminho de transformação do seu meio e do seu ambiente, faça a sua parte através do amor, do respeito e da beleza, deixando de lado a cobrança, o medo e a culpa. Então, não seria este um caminho mais viável para um mundo melhor dentro de um ambiente salutar?

Comente este artigo.

0 comentários: